Maia com duas linhas STCP reforçadas por autocarros de turismo

0
295
STCP Maia
imagem de arquivo

A Maia é um dos municípios abrangidos pelo reforço que a STCP vai ser alvo, através do aluguer de autocarros turísticos. Os reforços vão incidir nas linhas 600 e 703, que verão a sua frequência aumentar.

A linha 600 faz a ligação entre a Maia e Aliados (Porto): Barca, Maia, Ponte Pedra, Amial, Vale Formoso, Aliados.
A linha 703 liga o Alto da Maia à Cordoaria e a Ermesinde: Cordoaria, Marquês, Areosa, Alto da Maia, Ermesinde, Sonhos.

Esta ação, financiada pelo Fundo Ambiental, pretende contribuir para o cumprimento das regras de distanciamento físico nos transportes públicos das Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa.
No total poderão ser utilizados até 500 autocarros nas duas áreas metropolitanas.  

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), os autocarros turísticos vão reforçar 17 linhas nos seis municípios servidos pela STCP – Maia, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Valongo e Gondomar.

Na circulação destes autocarros será cumprida a regra dos dois terços de lotação determinada pela luta contra a pandemia de Covid-19. Desta forma, pretende-se cumprir dois objetivos: maior segurança sanitária para os passageiros, e a contratação de operadoras turísticas que enfrentam quebras abruptas na sua atividade. 

A AMP vai alugar estes veículos a empresas dedicadas ao turismo para evitar a ultrapassagem dos limites de lotação, que se tem verificado, especialmente nas horas de ponta.
Este programa, anunciado recentemente pelo ministério do Ambiente e da Ação Climática, terá a duração de pelo menos três meses e implicará um investimento total de 1,5 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental.