Maia continua nos 25 concelhos com melhor poder de compra

0
8

A Maia continua a fazer parte dos 25 concelhos do país onde está metade do poder de compra. Tal como acontecia há um ano. Este é um dos dados que resulta da análise dos dados relativos ao índice de poder de compra regional (sales index) 2009 da Marktest.

O mesmo documento permite verificar que há um número muito reduzido de concelhos, seis, de entre os 278 de Portugal Continental, que concentram um quarto (25 por cento) do índice de poder de compra regional.

A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é encabeçada por Lisboa, responsável por 10,8% do poder de compra do continente. O Porto concentra 3,7% deste índice e Sintra 3,5%. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2,6%, Cascais 2.4% e Oeiras 2.0%.

No seu conjunto, estes seis concelhos ocupam 0.8% da área total do território continental, concentrando 18 por cento da população. Mas aqui também estão localizados 21 por cento dos estabelecimentos empresariais e 27,1% das suas pessoas ao serviço.

O índice de poder de compra regional é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do continente, refere a Marktest.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.