Maia é o município mais exportador da Área Metropolitana do Porto

0
420
Foto de arquivo
- Publicidade -

Tendo em conta dados de julho deste ano, fornecidos pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, a Maia encontra-se em primeiro lugar como município exportador na Área Metropolitana do Porto e em segundo lugar na região Norte.

Os dados indicam ainda que em julho deste ano a Maia estava em quarto lugar a nível nacional da lista dos municípios mais exportadores, a seguir a Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.

«Com um volume de exportações de 161 milhões de euros no mês de julho, a Maia representa 3,06% no contexto nacional, 7,63% no Norte e 15,16% na Área Metropolitana do Porto», refere o Maia Go, gabinete municipal de apoio ao investimento da Câmara Municipal da Maia.

Relativamente ao período homólogo do ano de 2017, a Maia regista um crescimento acima dos 25%, acima dos 13,5 % do crescimento do país. É de registar que o Norte cresceu em termos de exportações 4,7% e a AMP cresceu 6%.

Atividade empresarial positiva no verão

Também a atividade empresarial no verão, nomeadamente no mês de agosto, é muito positiva para o concelho da Maia.

Os dados que o Maia Go apresentou ao executivo maiato na reunião camarária de 1 de outubro e relativos ao mês de agosto, refletem um saldo positivo de 24 novas empresas a laborar.

No total, foram constituídas 36 novas empresas, mas no mesmo mês foram dissolvidas 10 e duas declaradas insolventes.

Os novos negócios concentram-se maioritariamente na Cidade da Maia (16 novas empresas), depois as preferências são para Águas Santas (com 9) e ainda Castelo da Maia (com 5). Foram ainda abertas três empresas em Pedrouços, duas em Moreira e uma em Nogueira e Silva Escura.

- Publicidade -