Maia é um dos fundadores da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

0
287
imagem de arquivo
- Publicidade -

Esta sexta-feira, dia 5 de março, realiza-se o I Encontro de Municípios Amigos da Juventude organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e reunindo as mais de 80 autarquias que integram o projeto da Rede.

Constituída no final de 2020, a Rede Nacional tem como principal objetivo a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais articuladas com a visão dos jovens.

“Os jovens querem ser cada vez mais ativos e estar envolvidos na criação de políticas ajustadas à sua realidade. Por isso, a FNAJ criou esta plataforma de contacto entre o movimento associativo juvenil e o poder local para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadoras de uma abordagem inovadora na forma de encarar a participação jovem”, refere o presidente da FNAJ.

O evento contará ainda com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e do presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego. Além da apresentação da Rede e do Selo Município Amigo da Juventude, uma distinção para autarquias que já apresentem ferramentas e estratégias municipais para a juventude, o encontro irá promover um debate com o tema “Os desafios futuros das Políticas Locais de Juventude” e serão apresentados vários projetos da FNAJ de impulso e otimização das medidas autárquicas dirigidas aos jovens.

A FNAJ através do diálogo estruturado de base local entre jovens e autarcas pretende despoletar políticas de juventude tendo por base um processo de co-criação, co-produção e co-gestão, que preserve a iniciativa dos jovens e as determinações dos agentes políticos.
 
A Rede de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua conceção, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre concelhos e enaltecendo o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude.
 
A inscrição na plataforma de contacto é aberta a todos os municípios que assumam o compromisso de implementar e impulsionar políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens, tendo os mesmos como protagonistas.

O I Encontro de Municípios Amigos da Juventude realiza-se em formato online, no dia 5 de março, às 11h00, e será transmitido em streaming nas redes sociais da FNAJ.

- Publicidade -