Maia e Vila Chã do Marão assinam protocolo

0
172

Carlos Teixeira e Rui Coelho, respectivamente presidentes da Junta de Freguesia da Maia e da Junta de Freguesia de Vila Chã do Marão, em Amarante, assinaram uma Carta de Germinação, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 13 de Julho, feriado municipal do concelho maiato, no salão nobre da Junta de Freguesia da Maia.

Este protocolo, que no futuro pode dar origem a intercâmbios e projectos em conjunto, vem na sequência da homenagem ao padre José Pinheiro Duarte, que nasceu em Vila Chã do Marão e foi pároco da Maia durante cerca de 50 anos.

O presidente da Junta de Freguesia da Maia, Carlos Teixeira, saliente a importância do homem que deu origem a este protocolo: “As coisas têm que ser programadas e cimentadas. Se não houvesse este protocolo, com o tempo, a memória do padre José Pinheiro Duarte desaparecia. A melhor maneira de a perpetuar é criar momentos de encontro para recordar a pessoa que deu origem a este protocolo”. Carlos Teixeira enunciou também as vantagens que podem advir deste Carta de Germinação: “Para já, com este protocolo, as pessoas de Vila Chã podem usufruir de infra-estruturas da Maia como se de maiatos se tratassem. Agora cabe-nos a nós extrair questões valiosas desta freguesia de Amarante, e retribuirmos com o que temos de positivo aqui”.

O presidente da Junta de Vila Chã do Marão, Rui Coelho, realçou a forma como se chegou a esta Carta de Germinação: “Este acordo nasceu depois da comemoração do centenário do nascimento do padre José Pinheiro Duarte, que nasceu em Vila Chã e fez coisas importantes aqui na Maia. Agora espero que, com esta Carta de Germinação, possamos fazer coisas boas e importantes para as duas freguesias, nomeadamente ao nível de intercâmbios”.

Após a assinatura da Carta, os representantes das duas freguesias assistiram à missa solene no santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, seguido de um almoço convívio num restaurante próximo da junta maiata. Durante a tarde, os representantes de Vila Chã do Marão visitaram o Zoo da Maia, a Santa Casa da Misericórdia, as Feiras do Artesanato e do Livro, e foram recebidos na Câmara Municipal da Maia, pelo presidente Bragança Fernandes.