Maia entra no novo ano com a garantia do Selo de qualidade da água ERSAR

0
384
- Publicidade -

O município da Maia entra no novo ano a poder continuar a ostentar o Selo da ERSAR de qualidade exemplar da água de consumo humano. OS SMEAS da Maia foram distinguidos novamente com o Selo de qualidade em 2020, relativamente ao serviço prestado em 2019.

“Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” foi atribuído a 60 entidades do país, entre elas os SMEAS da Maia.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados para premiar uma entidade.

A ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) atribui os “Prémios dos serviços de águas e resíduos” às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer melhor as entidades que lhes prestam os melhores serviços em diferentes áreas.

Às entidades gestoras a quem é atribuído um selo de qualidade é entregue um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua comunicação institucional, nomeadamente, no sítio da Internet. 

A cerimónia de entrega das distinções teve lugar no dia 27 de outubro, integrada no 14.º Fórum Resíduos, que este ano decorreu em formato virtual.

- Publicidade -