Maia envolvida em projectos de mobilidade

0
115

Apostada em fazer da Maia um município acessível a todos, incluindo à população com mobilidade reduzida, a Câmara Municipal está envolvida em dois projectos. O primeiro, “AMP – Acessível”, está a ser desenvolvido em parceria com os 16 concelhos da Grande Área Metropolitana do Porto, o segundo é o “Plano Municipal de Acessibilidade Para Todos”, cuja candidatura foi aprovada na semana passada.

O primeiro programa, desenvolvido também em parceria com a Provedoria do Cidadão com Deficiência, é um projecto-piloto que pretende desenvolver ou transferir, para aplicação nas cidades dos municípios da área Metropolitana do Porto, soluções pouco ensaiadas em território nacional, potenciando a sua replicação, em particular na área da Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

A Câmara Municipal da Maia candidatou ao QREN o “Plano Municipal de Acessibilidade para Todos”, cuja aprovação foi conhecida na semana passada. O plano vai agora permitir que entre 1 de Setembro deste ano e 31 de Agosto de 2010, uma empresa especializada elabora um amplo estudo e levantamento com o objectivo de criar uma base de informação sobre as acessibilidades no concelho da Maia, os locais prioritários para a implementação de novos meios de mobilidade. A ideia será também proceder ao levantamento da situação e perspectivar acções de sensibilização junto dos particulares visando a criação de meios de mobilidade para todos e ataque aos problemas de mobilidade.

Isabel Fernandes Moreira

(Notícia desenvolvida na edição de hoje de Primeira Mão)