Maia financia em tempo de crise (vídeo)

0
42

No âmbito do programa MaiaFinicia, a câmara municipal assinou, na terça-feira da semana passada, o contrato de financiamento com duas empresas: Felicity – Terapias de Reabilitação e de Reeducação, Unipessoal, Lda, e Fabuloso Clique, Lda.
De acordo com o presidente da edilidade maiata, Bragança Fernandes, que presidiu ao acto, com estas iniciativas a Câmara Municipal está, “mais uma vez, a substituir o Estado, dando uma alavanca para às pequenas e médias empresas num momento de crise económica e financeira que Portugal atravessa neste momento”, justificou.

O presidente do município acrescentou ainda que o MaiaFinicia é um projecto de investimento que já apoiou várias pequenas e médias empresas do concelho da Maia. Mas o apoio não deverá ficar por aqui, acrescenta. Ainda estão mais três candidaturas em vias de aprovação.

Bragança Fernandes mostrou-se “contente, pela forma como os candidatos ao projecto MaiaFinicia têm coragem para investir hoje em dia para desenvolver a sua actividade”, realçando que a zona Maia é considerada “um Oásis no panorama nacional”.

A dotação máxima deste protocolo ascende a 500 mil euros, onde 20 por cento deste apoio é financiado pela Câmara Municipal da Maia sob a forma de subsídio reembolsável sem qualquer carga de juros. Os restantes 80 por cento são financiados pelo Banco Espírito Santo, sob a forma de empréstimo bancário com uma taxa de juro preferencial. Cada projecto empresarial poderá ser apoiado até um máximo de 45 mil euros.
Com uma aposta virada para o sector do Turismo, José Silva, da empresa Fabuloso Clique, Lda, sediada no TECMAIA, admitiu que este financiamento permite inovar e acelerar projectos na actividade turística de diversas formas, contratando sempre que for possível, pessoas que residem no concelho da Maia.

Ainda na assinatura deste protocolo, Elisabete Pinto, da Felicity – Terapias de Reabilitação e de Reeducação, Unipessoal, Lda, sublinhou que é “extremamente importante este financiamento para o desenvolvimento da equipa transdisciplinar na área da saúde e, obviamente, no seu trabalho junto da comunidade maiata e das entidades com as quais já estabeleceu parcerias”. Esta empresa está ligada ao desenvolvimento das potencialidades físicas, psicológicas, cognitivas, educativas e sociais da pessoa e de momento desenvolve um trabalho próximo da população.

O MaiaFinicia – Fundo de Financiamento ao Desenvolvimento e Modernização de Micro e Pequenas Empresas da Maia foi criado pela Câmara Municipal da Maia em parceria com o IAPMEI, o Tecmaia, o Banco Espírito Santo e a Norgarante.