“Maia, melhor postura” ajuda as crianças a terem hábitos saudáveis

0
358
- Publicidade -

O projeto “Maia, Melhor Postura” teve início, no dia 23 de janeiro, com a dinamização de três sessões de educação postural, pelas docentes da Licenciatura em Fisioterapia, Ana Rita Pinheiro e Daniela Simões, para os alunos do 1º ciclo do ensino básico da EB1/JI do Lidador.

Este projeto surgiu da parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, decorrendo pelo quarto ano.

No dia seguinte, realizou-se outra sessão desta vez na EB1/JI Frejufe. A próxima sessão está marcada para amanhã, dia 24 de janeiro, na EB1/JI Frejufe.

Este tipo de ações, juntamente com outras do projeto de Saúde Escolar é uma forma que a autarquia encontrou de enriquecer o currículo escolar dos alunos do JI e EB1 do município da Maia, tudo para promover “um estilo de vida ativo e saudável”.

No âmbito do projeto de Saúde Escolar há 13 anos que a Câmara da Maia promove projetos no âmbito da Saúde Escolar, abrangendo toda a comunidade escolar do pré-escolar ao 1º ciclo, como “O Menu Saudável”, “Maia Refeições Saudáveis e sustentáveis”,, no que respeita à Saúde Alimentar. São contempladas ainda áreas como a Cidadania, de que foi exemplo o projeto “Maia amiga da dádiva de sangue”, ainda de Prevenção Solar com o “Maia, com o Sol no coração”, não esquecendo a Prevenção Rodoviária (“Maia a prevenção começa por ti”).

No projeto de Educação Postural insere-se este “Maia, Melhor Postura” graças à parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria nos últimos quatro anos.

No final do ano letivo realiza-se a Gala de Saúde Escolar que atribui prémios a alguns dos trabalhos realizados ao abrigo destes projetos, que promovem hábitos saudáveis nos mais novos.

- Publicidade -