Maia oferece 36 toneladas de alimentos

0
77

Resultou o lema “Dê a melhor parte de si ao Banco Alimentar: a sua solidariedade”. Esta foi a mensagem que marcou mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, realizada no último fim-de-semana por todo o país, inclusive na Maia, como vem sendo habitual. Os voluntários estiveram em 12 superfícies comerciais, onde recolheram 36 toneladas de alimentos, mais 28,6 por cento do que em Novembro de 2008. A ajuda vai chegar a 26 instituições do concelho, abrangendo 6614 pessoas.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto foram recolhidas nos dias 28 e 29 de Novembro 443 toneladas de produtos alimentares, mais 22,4 por cento do que em Novembro do ano passado. Serão distribuídos por 400 instituições de solidariedade social, num total de 72 500 pessoas carenciadas. Estiveram envolvidos na recolha 3200 voluntários, distribuídos por 205 supermercados, incluindo os 12 da Maia.

Em todo o país, os 27 mil voluntários recolheram 2498 toneladas de alimentos, 30,9 por cento acima do que tinha sido alcançado em igual mês do ano passado. Estiveram em 1323 superfícies comerciais das zonas do Porto, Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu.

Numa nota de imprensa disponível no site da Internet, o Banco Alimentar Contra a Fome conclui que a campanha do último fim-de-semana revelou “uma extraordinária adesão a esta acção”. “Mesmo em clima de profunda crise económica, os portugueses voltaram a fazer prova da sua tradicional solidariedade”, acrescenta o documento que faz o balanço da acção.

Os alimentos oferecidos destinam-se a 1650 instituições de solidariedade social, estimando-se que essa ajuda chegue a cerca de 267 mil pessoas com carências alimentares comprovadas. Podem beneficiar desse apoio alimentar através de cabazes ou de refeições já confeccionadas.

“Ajuda Vale” até domingo

Além da recolha do passado fim-de-semana, há outra campanha em curso, até domingo. Denominada “Ajuda Vale” consiste na disponibilização de cupões-vale de cinco produtos – azeite, óleo, lei, salsichas e atum – em todas as lojas das cadeias Pingo Doce ⁄ Feira Nova, Dia ⁄ Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo ⁄ Pão de Açúcar, Lidl, Modelo ⁄ Continente. O controlo das dádivas é feito através do código de barras existente nos cupões. Paralelamente, quem recorrer a uma das quase 3800 lojas Payshop do país pode efectuar uma doação em dinheiro, na troca de um recibo, que será convertida em leite.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição de hoje de Primeira Mão)