Maia oferece férias ambientais

0
151

Arrancaram hoje as Férias Náuticas e Meio-Ambientais, promovidas pela Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP). O pontapé de saída foi dado em Gondomar, mas há uma passagem das actividades pela Maia, agendada para quarta-feira. E a animação só termina na sexta-feira, dia 5 de Setembro, com paragens em Vila Nova de Gaia e em S. João da Madeira.

Esta é já a terceira edição das Férias Náuticas e Meio Ambientais da GAMP promovidas em colaboração com os municípios da Maia, Gondomar, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. A iniciativa faz parte do projecto transnacional “NEA – Náutica no Espaço Atlântico”, em parceria com a Associação Intercéltica – Associação Cultural, Desportiva e Turística, com o objectivo de desenvolver o sector náutico no Norte de Portugal.

Ao todo, são 135 os participantes confirmados para a edição deste ano, sendo 15 do concelho da Maia, aliás, o número limite de inscrições para cada um dos municípios.

Os participantes têm entre dez e 12 anos e vão desfrutar de um programa diversificado, que foi elaborado por um grupo de trabalho composto por técnicos das câmaras municipais envolvidas. Todas ligadas ao ambiente, ao desporto e à água. No caso da Maia, adianta Rui Rodrigues que os jogos ambientais preparados para este ano “são todos novos”, relativamente à edição de 2007, mantendo-se o intuito de incentivar à reciclagem.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição desta semana de Primeira Mão)