Maia recebe União Mundial dos Clubes do Cão de São Bernardo

0
809
São Bernardo
- Publicidade -

O Complexo Municipal de Ténis da Maia vai receber a exposição da União Mundial dos Clubes do Cão de São Bernardo (WUSB 2016), no dia 11 de junho, às 9h30.

Com organização do Clube Português do Cão de São Bernardo e os apoios da Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia da Cidade da Maia e Royal Canin, o evento juntará muitos exemplares desta raça especial, que chegam de diversos países europeus. Os elementos do júri são provenientes da Europa, África e América. É a segunda vez que WUSB se realiza em Portugal, sendo a primeira na Maia.

Ainda antes da inauguração, os juízes vão reunir no dia 9 de junho, às 14h30 e os delegados da WUSB reúnem no dia 10, às 9h30. Na sexta-feira vão também decorrer da parte da tarde duas palestras, a primeira a cargo de Luís Montenegro, sobre reprodução canina, e a segunda assegurada pela Royal Canin, sobre alimentação canina e reprodução.

Uma raça especial

O São Bernardo é uma raça canina natural dos Alpes suíços. Foi desenvolvida a partir de cruzamentos de cães levados para aquela região pelas tropas romanas. A sua sobrevivência está relacionada de forma direta com os monges, que, desde 1660, passaram a cria-los num mosteiro chamado Hospice du Grand St. Bernard, localizado num dos pontos mais altos daquelas montanhas e local por onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes.

O cão tinha como primeiro objetivo proteger as propriedades e só depois efetuar missões de resgate. Tinham a missão de encontrar vítimas soterradas na neve.

- Publicidade -