Maia reforça Centros de Vacinação com enfermeiros

0
246
foto Patrícia Stanton
- Publicidade -

 

Em reunião com a ARS (Administração Regional de Saúde) Norte e o ACeS Maia Valongo, a Câmara Municipal da Maia assumiu a disponibilidade para contratar 10 enfermeiros. Estes profissionais vão reforçar a equipa dos dois centros de Vacinação existentes no concelho, anuncia a vereadora da Saúde, Emília Santos.

Atualmente, o concelho dispõe de dois centros de vacinação: um na freguesia do Castelo da Maia, nas instalações da antiga Junta de Freguesia de Gemunde, e outro na freguesia Cidade da Maia, no pavilhão municipal de Gueifães.

As duas estruturas têm capacidade conjunta para 3000 inoculações diárias, tendo a autarquia considerado necessário “um reforço de recursos especializados, designadamente enfermeiros”.

“Para além da contratação de enfermeiros, a Câmara Municipal continua a assegurar a cedência de assistente operacionais e técnicos, apoio logístico ao funcionamento dos dois centros, nomeadamente com a limpeza das instalações, a segurança e a rede de comunicações, entre outros aspetos”, explica a vereadora.

É também a Câmara Municipal que apoia o encaminhamento dos cidadãos nos diversos circuitos estabelecidos nos centros, incluindo na identificação de cidadãos com necessidades especiais no acesso à vacina.

As Juntas de Freguesia, em estreita articulação com as Associações Humanitárias de Bombeiros de Pedrouços e Moreira, a par da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia mantêm o apoio no transporte de utentes até aos locais de vacinação e no regresso às suas casas, com especial incidência aos utentes com mobilidade reduzida.

- Publicidade -