Maia tem o segundo melhor site municipal

0
97

O sítio na internet da Câmara Municipal da Maia, foi considerado o segundo melhor site municipal do país. O prémio foi atribuído pelo Sapo Local e pela Universidade do Minho e apresentado na quinta-feira da semana passada. No nível quatro, destinado a premiar sítios web com transacção completa, a Maia arrecadou ex-aequo com a Câmara Municipal de Pombal o primeiro lugar.

Os prémios “SAPO Local/ UMinho 2008” evidenciam os municípios com as melhores práticas na internet. O primeiro lugar foi para o município do Pombal. No terceiro e último lugar do pódio ficou a página da Câmara Municipal da Peniche. O objectivo passa por valorizar o trabalho desenvolvido pela Administração Pública Local no seu conjunto, pela qualidade, quantidade e diversidade de serviços que presta on-line, beneficiando a sociedade como um todo.

O estudo, desenvolvido pelo GÁVEA, Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho, realizou-se pela primeira vez em 2000 e de dois em dois anos avalia a qualidade da presença das câmaras municipais na internet. Este ano, a parceria com o SAPO Local deu um novo fôlego à divulgação do estudo e dos seus resultados.

Foram avaliados todos os websites disponíveis, ou seja, 308 concelhos, tendo por base vários critérios, entre os quais, conteúdos, actualização de conteúdos, acessibilidade, navegabilidade, facilidades para cidadãos com necessidades especiais, serviços on-line.

Os prémios apresentam então o ranking das dez câmaras municipais com melhores práticas na internet, distinguindo o primeiro, o segundo e o terceiro lugar. Por isso, entre as dez primeiras constam ainda as Câmaras Municipais de Águeda, Chaves, Covilhã, Felgueiras, Grândola, Guimarães e Palmela.

Para além da Melhor Presença na web são distinguidos os primeiros lugares dos quatro níveis de maturidade do governo electrónico que avaliam os serviços disponibilizados ao cidadão em formato digital na web e o seu nível de integração.

No nível 1 para sítios web informativos o primeiro classificado foi a Câmara Municipal da Lourinhã. No entanto, a Câmara Municipal do Porto integra o ranking nas cinco primeiras. No nível 2, Sítios Web com interacção mono-direccional, o primeiro lugar foi para o município de Lagos. No nível 3, Sítios Web com interacção bi-direccional, o primeiro classificado foi a Câmara Municipal de Grândola. No nível quatro, que premeia os sítios na internet com transacção completa, a Maia arrecadou ex aequo com a Câmara Municipal de Pombal o primeiro lugar.

Criado em Fevereiro do ano passado, o SAPO Local tem como objectivo promover a comunidade local na internet e os utilizadores enquanto produtores de conteúdos. Insere-se na estratégia do SAPO de tornar Portugal visível na Internet, interligando portugueses dispersos pelo mundo. “Um ponto local que é global”.