Maia volta a associar-se à Hora do Planeta e desliga as luzes por uma hora

0
395
Torre Lidador
- Publicidade -

 
O Município da Maia aderiu mais uma vez à iniciativa “Hora do Planeta”, uma ação global ambiental promovida pela WWF – World Wide Fund For Nature. No sábado, dia 27, entre as 20h30 e as 21h30, é hora de desligar as luzes.
 
A Câmara Municipal da Maia toma parte nesta iniciativa desligando a iluminação do edifício dos Paços do Concelho, Torre do Lidador e Biblioteca Municipal.

Esta iniciativa, apesar de simbólica, é a maior ação do género à escala mundial e implica o compromisso de desligar todas as luzes, interiores e exteriores, de alguns edifícios e monumentos emblemáticos dos municípios durante uma hora. Este ano, decorre sob o mote “Água e as Alterações Climáticas”.
 
Pretende-se, assim, despertar as consciências para as alterações climáticas, uma questão incontornável na atualidade, e incentivar a tomada de decisões bem como a adoção de procedimentos que contribuam para mitigar os efeitos dessas alterações.

Ainda no âmbito da iniciativa e do conceito ‘ir mais além da Hora’ a Câmara Municipal da Maia comprometeu-se com a Hora do Planeta a implementar um sistema de gestão eficiente da água que contempla a rega inteligente no Parque Central da Maia, que permitirá o controlo do arranque do sistema e a adequação dos caudais de irrigação às efetivas necessidades das espécies existentes no local, reduzindo significativamente o desperdício de água.
 
A “Hora do Planeta” é um evento simbólico e voluntário, da iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF), que teve início em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
 
Atualmente, a “Hora do Planeta” é uma ação verdadeiramente global, envolvendo largos milhões de pessoas em mais de 8.000 cidades e vilas em 178 países e territórios.
 
«No sábado, durante 60 minutos, vamos pensar no Planeta e desligar as luzes de nossa casa», convida também a Câmara da Maia.
 

- Publicidade -