Viaturas da Maiambiente promovem World Press Photo na Maia

0
384
Maiambiente promove exposição World Press Photo
- Publicidade -

A exposição World Press Photo 2016 já anda na rua, o melhor será afirmar que as fotos andam a circular impressas em veículos de recolha de resíduos da Maiambiente. Os quatro camiões estiveram em exposição no último domingo, dia 30, em frente à Câmara Municipal da Maia, onde os munícipes tiveram oportunidade de observar melhor oito das melhores imagens do mundo (premiadas).

As viaturas já circulam desde a última segunda-feira pelas artérias do concelho dando a conhecer uma espécie de aperitivo do que poderá ser apreciado com calma, a partir do dia 17 deste mês, altura em que será inaugurada a mostra World Press Photo, no  Fórum da Maia. A exposição contará com o patrocínio desta vez, entre outras entidades, da “Maiambiente”.

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 5.775 fotógrafos de 128 países. No total, foram apresentadas a concurso 82.951 imagens.

O júri deu prémios em oito categorias temáticas, a 41 fotógrafos, de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irão, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovénia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e EUA.

Esperança

A fotografia vencedora, da autoria de Warren Richardson, tem o título “Hope for a New Life” e retrata o momento em que um bebé é entregue, através de um buraco numa barreira de arame farpado, a um refugiado sírio que já tinha conseguido atravessar a fronteira da Sérvia para a Hungria, perto de Röszke.

O fotógrafo português Mário Cruz também viu o seu trabalho premiado, na categoria de Assuntos Contemporâneos, com a série “Talibés, Escravos dos Tempos Modernos”, que retrata a situação de Talibés, meninos que vivem em escolas islâmicas conhecidas como escolas corânicas no Senegal. Sob o pretexto de receberem uma educação corânica, eles são forçados a mendigar nas ruas, enquanto os seus responsáveis religiosos, ou Marabout, recolhem os seus ganhos diários. Muitas vezes, eles vivem na miséria e são abusados e espancados.

Inauguração a 17 deste mês

A inauguração da World Press Photo 21016 terá lugar no dia 17 de novembro, pelas 21h30, e contará também com a presença de um Comissário da Fundação World Press Photo.

Em 2016, a exposição estará patente no Fórum da Maia, de 18 de novembro a 8 de dezembro, de terça a domingo, das 9h00 às 22h00. “Na edição deste ano, tal como sucedeu em anos anteriores, e porque a Câmara Municipal da Maia está atenta às dificuldades vividas pelos portugueses, a entrada na exposição será gratuita”, divulgou a organização, o pelouro da Cultura da autarquia da Maia.

Há 16 anos na Maia

World Press Photo realiza-se na cidade há 16 anos e é já um acontecimento de grande relevância no município e na Região Norte, sendo visitado por milhares de pessoas. Todos os anos a exposição recebe cerca de três mil visitantes, em grande parte visitas de estudo organizadas por instituições de ensino secundário. Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que aconteceu no nosso mundo em 2015, promovendo uma reflexão sobre o mundo atual.

“É prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos”, sublinha o pelouro da Cultura maiato.

- Publicidade -