Mais 17,5% de passageiros no Aeroporto do Porto

0
196

No primeiro trimestre do ano, o tráfego de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro cresceu 17,5 por cento (%). Aliás, à semelhança de todos os aeroportos nacionais geridos pela ANA, onde a subida foi de 8,5%, em termos acumulados, quando comparado com os primeiros três meses de 2009.

De acordo com as estatísticas divulgadas na terça-feira pela ANA – Aeroportos de Portugal, o Aeroporto do Porto lidera o crescimento do tráfego de passageiros verificado no primeiro trimestre. Passou de 885,1 mil passageiros para um movimento superior a 1,04 milhões, A este propósito, a ANA destaca o tráfego low-cost, “sob grande influência da base operacional da Ryanair, iniciada em Setembro de 2009” e que conduziu a um aumento do número de lugares oferecidos, na ordem dos 12,9 %.

O tráfego de passageiros subiu também nos restantes aeroportos. A seguir ao do Porto, aparece Lisboa, com um crescimento da procura de 7,7%, “especialmente no segmento não regular” e beneficiando do crescimento de tráfego da TAP, lê-se na nota de imprensa publicada no site da ANA. No caso dos quatro aeroportos dos Açores e do Aeroporto de Faro, foi o segmento regular que mais contribuiu para o crescimento a que se assistiu no primeiro trimestre. No arquipélago açoriano, com mais 3,6% de passageiros e, no aeroporto algarvio, com um crescimento mais ligeiro (0,3%).

Semelhante variação teve o movimento de carga nos aeroportos da ANA, tendo crescido 21,4% entre Janeiro e Março do corrente ano. Também neste caso, com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro em destaque (carga aérea processada cresceu 29,7%), seguido do Aeroporto de Lisboa (20,4%).

Marta Costa