Metro com circulação reduzida no Natal mas reforçada na Passagem de Ano

0
195

Na véspera de Natal, a operação do Metro do Porto encerra mais cedo do que é hábito, com as últimas partidas a sucederam cerca das 20H00 em todas as linhas. Atendendo ao histórico da procura ao longo dos últimos anos, também a operação de dia 25 arranca mais tarde (e não às 6H00 como nos outros dias do ano).

Assim as primeiras partidas em cada uma das seis linhas do Metro só têm lugar após as 8H30. Mas logo após o dia de Natal o Metro volta ao funcionamento regular e prepara-se, desde logo, para novos reforços. Como no 29 de dezembro, data em que se realiza a tradicional Corrida de São Silvestre, com partida (às 18H00) e chegada na Avenida dos Aliados e percorrendo as principais artérias do centro da cidade (entre a baixa, a Boavista e o Marquês), levando a diversos condicionamentos à circulação automóvel.

No último dia do ano, o Metro volta a reforçar-se para uma grande noite de despedida de 2019, com epicentro musical e pirotécnico na Avenida dos Aliados. A partir das 22H00 de 31 de Dezembro, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Laranja (F) operam com duas unidades, duplicando a capacidade, e incrementam as respetivas frequências.

Os reforços prolongam-se madrugada dentro, uma vez que o Metro funcionará em contínuo, sem interrupções (excepto na Linha Violeta (E), que encerra à 1H00, como é hábito), de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. A operação com composições duplas mantém-se na esmagadora maioria das linhas até às 6H00 da manhã, altura em que o Metro retoma horários e frequências normais de um dia feriado.