Metro disponibiliza Navmetro para os cegos e amblíopes

0
129

A partir de quarta-feira, a Metro do Porto passou a disponibilizar o serviço NAVMETRO – informação e navegação na rede do Metro do Porto para invisuais e amblíopes.

E empresa refere que esta é uma ferramenta inovadora, que permite aos clientes invisuais serem “conduzidos” nos vários momentos de utilização do sistema, desde a escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação, disponibilizando ainda informação genérica sobre o Metro, como as linhas, horários e títulos.

O sistema foi desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal).

A empresa assegura que é uma “ferramenta inédita a nível mundial” e consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o aparelho, de qualquer operadora, marca e modelo, um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, “guiado nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar, encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora através de sons de pássaros”.
A utilização do serviço implica um registo prévio mas é gratuita. O registo pode ser efectuado na sede da ACAPO (Rua do Bonfim 215, Porto), ou na Loja Andante da Estação da Trindade (às terças e quintas-feiras da 17h00 às 20h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00).