Metro do Porto com operações especiais em todos os jogos do FC Porto

0
128

A Metro do Porto já definiu a sua programação anual para os jogos do FC Porto no Estádio do Dragão. E ao longo da temporada espera transportar mais espectadores que os 142 mil da época passada.
No último ano desportivo, o Metro foi responsável por 17 por cento da globalidade dos espectadores dos jogos realizados no Dragão.

Esta sexta-feira os campeões nacionais recebem o Gil Vicente às 20H15 e ocorre a primeira de várias operações especiais de transporte, com reforço da capacidade e da frequência de todas as linhas que utilizam o troço comum Senhora da Hora – Estádio do Dragão. Isto antes do jogo.

No final, o Metro disponibilizará partidas da Estação Estádio do Dragão, em veículos duplos, com uma frequência aproximada de 3 minutos. Este ano, a grande novidade da época é a entrada em pleno, desde o início do campeonato, da Linha Laranja (F), permitindo aos espectadores oriundos de Gondomar passarem a beneficiar do fácil e rápido acesso ao estádio.

As operações especiais do Metro do Porto para o Estádio do Dragão são classificadas em três níveis, consoante a procura estimada para cada jogo:
Nível 1 – jogos internacionais (UEFA Champions League), jogos de ‘casa cheia’, outros jogos nacionais de carácter decisivo, e envolvem a utilização adicional de um máximo de 13 veículos ‘duplos’.
Nível 2 – jogos nacionais (Liga Zon Sagres 2011/12, Taça de Portugal ou Taça da Liga) de importância intermédia. Neste nível entram em operação 9 veículos ‘duplos’.
Nível 3 – jogos sem carácter decisivo. Corresponde à disponibilização de 6 veículos ‘duplos’.

As recomendações do Metro do Porto para a nova época passam, como habitualmente, pela compra ou carregamento antecipado do Andante com viagens de ida e volta. E, como sempre, a obrigatoriedade de validar o Andante em cada embarque. Como até aqui, todas as operações especiais são acompanhadas de acções de fiscalização.