Metro do Porto entra no horário de Inverno

0
189

A Metro do Porto volta a implementar os horários de Inverno a partir do dia 4 de Setembro. Com esta nova oferta é criada uma nova hora de ponta, à hora do almoço, nas principais linhas da rede. Vem reforçar a capacidade nos principais eixos de mobilidade da Área Metropolitana. Os horários de Inverno vão vigorar até Julho do próximo ano.
Nas linhas de maior procura, o Metro do Porto tem frequência e capacidade reforçadas face ao anterior modelo de operação de Inverno, nos dias úteis, entre as 13h00 e as 15h00.
O tronco comum Senhora da Hora/Estádio do Dragão e a Linha Amarela oferecem frequências regulares continuas em toda a sua extensão: Hospital de S. João – D. João II (reabertura a 5 de Setembro) e, em breve, já até Santo Ovídio.

A empresa diz que há uma “estabilização de frequências” entre as 7h00 e as 20h00 dos dias úteis: sempre de 3 minutos no tronco comum e sempre de 6 minutos na Linha Amarela. A Linha Laranja (F), mantém no Inverno o reforço de frequências instituído este Verão, com 10 minutos entre composições nos picos de ponta 7h00/10h00 e 17h00/20h00. A principal novidade na linha que serve Gondomar é, agora, o facto de nestes horários se alternar a circulação de composições simples e duplas.

Na Linha Vermelha (B), mantém a oferta do último Inverno (frequências de 15 minutos e serviço Expresso a cada 30 minutos). Os Expresso passam a circular igualmente aos domingos, entre as 13h00 e as 18h00, com uma passagem por hora em cada sentido. As linhas Verde (C) e Violeta (E) não apresentam alterações significativas face aos horários actuais.