Metro do Porto testa nova linha em dia de aniversário

0
244

É no dia em que comemora o seu 8º aniversário que o Metro do Porto faz a primeira viagem técnica com convidados na nova linha Laranja (F), que estabelece a ligação a Gondomar. A operação comercial da linha está agendada para o início do próximo ano. Hoje poderá ficar a saber-se o dia exacto do início.
Esta é uma das novas linhas do Metro, a par da extensão da linha amarela, a D, até Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia.

Oficialmente inaugurado a 7 de Dezembro de 2002, o Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto tem hoje cinco linhas, cerca de 60 quilómetros de extensão e 70 estações em funcionamento, servindo cerca de cinco milhões de pessoas por mês, em média.

Feitas as contas em números redondos, o Metro conta com cerca de 275 milhões de clientes transportados entre 1 de Janeiro de 2003 (data do inicio da exploração comercial) e 6 de Dezembro de 2010, logo um número que equivale a 197 vezes a população da Área Metropolitana do Porto, e com cerca de 32,5 milhões de quilómetros percorridos, o que corresponde a 2.500 voltas ao diâmetro da Terra.

A idade média dos clientes do Metro do Porto é de 33 anos, pelo que são as camadas mais jovens que, maioritariamente, tiram partido dos benefícios do Metro. Além disso, 30% dos clientes são estudantes e 22% tem habilitação superior. Grande parte dos clientes usa o Metro para ir de casa para o trabalho, sendo que 52% das deslocações feitas no Metro são pendulares e 27% das são de lazer. O Índice Global de Satisfação dos clientes na ordem dos 76%.