Metro oferece viagens na Linha Póvoa – Porto no fim-de-semana

0
153

Para promover o novo serviço Expresso da linha vermelha, entre a Póvoa de Varzim e o Porto, a empresa do Metro do Porto vai proceder, este fim-de-semana, a uma operação de charme. Para os dias de amanhã e domingo está prevista a oferta de 120 mil viagens gratuitas para os clientes. “O objectivo desta acção é possibilitar que os todos cidadãos que vivem em redor da Linha Vermelha (B) tenham a oportunidade de experimentar o novo serviço desta linha, inaugurado esta semana e que liga a Póvoa de Varzim ao Porto”, regista a empresa.

Por estes dias, o Metro esteve a distribuir, numa acção que decorre ainda, convites em cerca de 60 mil endereços postais em redor de todas as estações existentes entre a Póvoa de Varzim e a Estação da Fonte do Cuco, abrangendo os concelhos da Póvoa de Varzim, de Vila do Conde, da Maia e de Matosinhos. Em cada convite está um “voucher”, que pode ser trocado por viagens para duas pessoas ao longo da Linha Vermelha.

Para usufruírem desta oferta, todas as pessoas que receberem convites devem deslocar-se, durante o fim-de-semana, a uma das estações da Linha Vermelha com serviço Expresso – Póvoa de Varzim, Portas Fronhas, Vila do Conde, Varziela, Mindelo ou Pedras Rubras. Em cada uma delas, junto dos monitores que aí se encontrarão, podem trocar os esses “vouchers” pelos respectivos títulos de viagem. Cada título, conta a empresa, “permite realizar duas viagens (ida e volta), entre a estação onde foi obtido e a Estação da Trindade. As viagens podem ser feitas tanto no serviço Expresso da Linha B, como no serviço regular desta linha”.

No entanto, há que ter atenção às limitações existentes. No sábado, os “vouchers” podem ser trocados por títulos de viagem entre as 11h00 e as 20h00, em cada uma das estações onde param os “Expresso”. No domingo, esta iniciativa do Metro vai estar operacional entre as 13h00 e as 20h00, nas mesmas estações.

Recorde-se que o novo serviço da Linha B arrancou na segunda-feira passada, com dois “Expresso” por hora e a passagem de um veículo do Metro do Porto a cada 15 minutos nas estações “Expresso”. Com o novo serviço, recebem também o “Expresso” as estações de Portas Fronhas, da Varziela e de Mindelo – para além de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Pedras Rubras. O tempo de viagem entre a Póvoa de Varzim e o Porto se mantêm nos 45 minutos.

Inaugurada em 2006, tendo celebrado três anos na quarta-feira passada, a linha regista uma média de 20 mil passageiros por dia e teve um crescimento de quatro por cento em 2008, em comparação com 2007. Com o novo serviço, o Metro “pretende reforçar a oferta e melhorar a qualidade do serviço que fornece na Linha Vermelha”, tentando afirmar-se como a melhor e mais económica forma de deslocação no litoral Norte da Área Metropolitana do Porto.