Misericórdia da Maia recebe apoio para unidades de cuidados continuados

0
187

O “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) aprovou 19 novos projectos de construção, ampliação ou remodelação de unidades de saúde de cuidados continuados na Região do Norte, que resultará na criação de 733 novas camas e reforço da rede de cuidados de saúde dedicados a pessoas dependentes.
Este pacote de aprovações representa um investimento total na ordem dos 42 milhões de euros, apoiado em 30 milhões pelo ON.2, através de fundos comunitários.

As Misericórdias de diversos concelhos da Região Norte, fundações, instituições particulares de solidariedade social, centros sociais, entre outros, promovem estas intervenções, estando os investimentos mais elevados previstos para unidades de cuidados continuados de Bragança e da Maia, com 2,6 milhões de euros de financiamento comunitário para cada um dos casos. No caso da Maia trata-se de um projecto da Santa Casa da Misericórdia.

Com estes 19 novos projectos e face às necessidades estimadas pela Administração Regional de Saúde do Norte neste domínio, a região garante 47 por cento das camas necessárias nas unidades de cuidados de longa duração (394 das 829), 22 por cento das camas em falta nas unidades de convalescença (105 das 484) e 91 por cento no caso das unidades de média duração (234 das 256).

Parte destes projectos serão contratualizados na quinta-feira, 18 de Agosto, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).