Missão Sorriso apoia hospitais do Porto

0
225

A Missão Sorriso apoia com 200 mil euros projectos de quatro hospitais da zona do Grande Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Hospital de S. João, Hospital Pedro Hispano e Maternidade Júlio Dinis.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia vai receber 75.000 euros para a implementação do projecto “Consultadoria Virtual de Pediatria”, que inclui a aquisição de tecnologia para ligar por vídeo-conferência Centros de Saúde e pediatras. O projecto vai encurtar distâncias entre os centros de saúde e os hospitais, permitir descentralizar a prestação de cuidados, que, por consequência, resultarão numa poupança para as famílias que não terão de se deslocar ao hospital e esperar um consulta da especialidade e possibilitar diagnósticos mais precoce.

O Hospital Pedro Hispano vai receber 50.000 euros para a implementação do projecto “Rastreio da Retinopatia da Prematuridade”, que tem por objectivo a melhoria do rastreio oftalmológico aos bebés prematuros.
O Hospital de São João vai receber 50.000 euros para a implementação do projecto “Um lugar para o Joãozinho”, cujo o objectivo é implementar uma terapêutica inovadora na Unidade de Neontalogia, que permitirá por sua vez, evitar dois a cinco casos de morte ou paralisia cerebral grave por ano.
A Maternidade Júlio Dinis vai receber 25.000 euros para a implementação do projecto “As primeiras imagens dos Recém-nascidos”, que vai melhorar a qualidade e segurança do diagnóstico de patologia cerebral associada à prematuridade e melhorar a qualidade do diagnóstico de patologia cardíaca congénita, alterações cardiovasculares e monitorização hemodinâmica.
A Missão Sorriso já angariou, desde 2003, cerca de cinco milhões de euros, para o apoio de 33 unidades de pediatria e hospitais pediátricos e para a aquisição de 1.600 equipamentos.