Movimento Slow Food reuniu na Maia

0
42

Nos dias 12 e 13 de maio decorreu, no salão nobre dos Paços do Concelho e no Complexo Ambiental da Quinta da Gruta, o Congresso “Food Futures – For Fair Food With Flavour”.

O evento pretende ser um espaço de reflexão sobre os desafios da indústria agroalimentar, no qual personalidades com impacto nos processos de produção do alimento, na sua redistribuição e na educação para o consumo, dão o seu contributo para tentar apurar os alicerces que sustentarão aquela indústria nas gerações futuras.

Em discussão estiveram três vetores importantes – consciencializar para a importância de fornecer alimentos saudáveis, educando nutricionalmente o consumidor; fomentar canais curtos de distribuição, bem como promover o conceito de sustentabilidade desde o solo até à felicidade à mesa.

O orador principal foi o italiano Carlo Petrini, fundador e dinamizador do movimento “Slow Food International”, que advoga que o alimento deve ser bom, limpo e justo.

Marcou igualmente presença no fórum o embaixador italiano, Giuseppe Morabito. Ambos foram recebidos pelo vice presidente da Câmara Municipal, António Tiago.