Munícipes satisfeitos com horário do Gabinete Municipal de Atendimento

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Mais de 18 mil pessoas já recorreram, este ano, ao Gabinete Municipal de Atendimento (GMA) da Câmara Municipal da Maia. Até meados de Julho, foram atendidas exactamente 18 285 pessoas. De recordar ainda que, em todo o ano de 2008, foram 41 929 os munícipes atendidos.

Os dados, fornecidos pelo próprio GMA, dizem respeito a uma nova fase do projecto, marcada pelo horário de funcionamento contínuo, isto é, sem interrupção à hora de almoço como acontece com o restantes serviços camarários.

Foi exactamente a 5 de Janeiro deste ano que o GMA começou a abrir às 9h00 só encerrando às 17h30, “de forma a permitir aos munícipes a possibilidade de serem atendidos em horário compatível, por exemplo, as suas pausas para almoço”, justifica a Câmara da Maia. A excepção nesse horário de funcionamento vai para os serviços de tesouraria, a funcionar apenas até às 16h00.

As palavras-chave do serviço são acolher, atender, informar, acompanhar e orientar os cidadãos para resolver os seus problemas. Dos mais variados. Neste gabinete, os munícipes podem procurar ajuda para resolver situações relacionadas com licenciamentos de obras particulares, publicidade, plantas topográficas ou até obter informações relacionadas com a circulação dos processos ou abertura de concursos.

A equipa do Gabinete Municipal de Atendimento, num total de 13 elementos, pode também ajudar os cidadãos a resolver questões relacionadas com transportes escolares, subsídios para refeições escolares, estabelecimentos comerciais, inscrições em férias desportivas e ambientais, habitação social ou feiras e mercados. Ou, simplesmente, pedir cópias autenticadas ou certidões.

De referir ainda que, na sequência de uma auditoria de acompanhamento efectuada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), foi confirmada a certificação de qualidade do Gabinete Municipal de Atendimento da Câmara da Maia, com a norma isso 9001:2000.

Marta Costa