NFAP voa a 26 de Outubro (com áudio)

0
197

Porque tem estado quente, muito quente, o final de Outubro foi a opção. Mais precisamente, o dia 26 de Outubro. É a data para o primeiro voo do NFAP. – Nature Friendly Airship Program. Não o dirigível na sua versão para comercializar, mas o protótipo feito à escala de um para oito. Por isso, o voo não será muito alto, mas sim limitado ao espaço da Alfândega do Porto, o palco escolhido. Mas será certamente o levantar para outros voos que os promotores esperam bem altos.

O mentor da ideia, Cassiano Rodrigues, admite que o trabalho feito e os testes que têm vindo a ser realizados permitiam que essa apresentação pública já se tivesse realizado, mas houve algumas condicionantes. Como as eleições e o Verão, justifica o proprietário da Nortávia:

[audio:10_agosto_nfap_verao.mp3]

Além da data, as dúvidas residiam também no local. Mas consciente desde o início que, para este primeiro voo, teria que ser num espaço fechado. Ainda no Porto, o Pavilhão Rosa Mota foi uma das opções ponderadas. Mas foi na Alfândega do Porto que encontrou as melhores condições:

[audio:10_agosto_alfandega.mp3]

Mas porque o que será apresentado no final de Outubro é apenas “a semente” do projecto, “ainda temos muito que fazer”, considera o piloto de aviação civil, também director do Aeródromo de Vilar de Luz, onde está sedeada a Nortávia:

[audio:10_agosto_NFAP_futuro.mp3]

Já contando com outros parceiros técnicos e financeiros que façam com que este projecto do NFAP “dê o máximo de benefícios para a região e para o país, também”.

Marta Costa