Nogueira e Silva Escura já atingiu os 120 kits de maternidade oferecidos

0
156
imagem de arquivo
- Publicidade -

Desde o seu lançamento, a iniciativa da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura já presenteou 120 recém-nascidos.

Desde março de 2018 que a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura presenteia as família com um kit de maternidade, quando têm filhos.

Os primeiros kits de maternidades foram oferecidos em julho de 2018, tendo a atividade sido anunciada em março do mesmo ano. Até 11 de março de 2021, foram solicitados à autarquia 120 kits.
Na primeira entrega, em julho de 2018, foram doados 11 Kits, ofertas que são totalmente oferecidas pela Junta de Nogueira e Silva Escura sem qualquer encargo para os beneficiários, desde que preencham os requisitos do regulamento.

Mas 2018 não ficou por aqui e registou um total de 43 ofertas. Em 2019, a Junta ofereceu 34 kits, em 2020 foram 33. Neste ano, até 11 de março, já foram entregues 10 kits de maternidade.

Verificou-se uma quebra substancial em 2020, que a Junta de Nogueira e Silva Escura relaciona com o contexto pandémico. Viveu-se um receio do contacto social muito maior no ano passado do que em 2021, principalmente por ser uma doença desconhecida e se ir descobrindo gradualmente no tempo as formas de contágio e de prevenção.

Essa quebra de recém-nascidos na freguesia aparenta já não se refletir da mesma forma no ano corrente, atendendo a que, em menos de 3 meses, já se distribuíram mais de 10 kits.

Atendendo ao sucesso da iniciativa, os critérios mantêm-se os mesmos desde 2018, isto é, os bebés devem ter até seis meses de idade e um dos pais deve residir e estar recenseado na freguesia. Regulamento completo pode ser consultado no site da Freguesia.

A única alteração ocorrida, agora que se ultrapassaram os 120 Kits entregues, relaciona-se com a mala de maternidade em si: «o seu recheio é exatamente o mesmo, composto pelos mesmos produtos da mesma marca, havendo apenas uma alteração no formato da mala (da mesma marca), que passou a ter opção adicional de mochila, tornando-a ainda mais prática, para quando as alças de mala não são tão cómodas. O Kit (mala e produtos para recém-nascido) é avaliado em cerca de €50/€60», explicou a Junta de Nogueira e Silva Escura ao Primeira Mão.

Este kit é sempre acompanhado de um panfleto «a revelar o futuro risonho para o bebé na nossa Freguesia: nomeadamente, temos estabelecimentos públicos desde o berçário até ao 12.º ano, há diferentes equipamentos de lazer e/ou lúdicos por toda a Freguesia e contamos com uma população cheia de tradições».

A Junta de Freguesia aceita pré-inscrições, antes do nascimento, as quais ajudam em questões logísticas e permitem que os progenitores fiquem atempadamente informados do procedimento. Esta é uma iniciativa da total competência e responsabilidade da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, que trata de toda a questão logística.

- Publicidade -