Norte 2020 tem novos apoios a empresas com até 95% a fundo perdido

0
486
mercado de arrendamento
empresários

Empresas e entidades do sistema de inovação, como laboratórios, com investimentos em bens ou serviços relevantes para o combate à doença COVID-19 podem beneficiar de financiamento do NORTE 2020.

Os concursos de acesso ao apoio decorrem até 29 de maio e somam a atribuição de fundos europeus de 12 milhões de euros a investimentos em curso ou iniciados desde 1 de fevereiro.

Em causa está o apoio ao desenvolvimento de medicamentos e tratamentos relevantes (incluindo vacinas), seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas; dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar (incluindo ventiladores, vestuário e equipamento de proteção, bem como instrumentos de diagnóstico) e as matérias-primas necessárias; desinfetantes e seus produtos intermédios e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção e ferramentas de recolha e processamento de dados.

O concurso Inovação Produtiva COVID-19 prevê o apoio a empresas que pretendam lançar, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços e inclui projetos de novos ou melhorados métodos de fabrico, de logística ou distribuição, bem como o aumento da produção. A taxa máxima do incentivo atribuído a fundo perdido é de 80 por cento e pode ser majorada em 15 pontos percentuais se o projeto for concluído no prazo de 2 meses.

Os documentos relativos aos concursos encontram-se disponíveis em www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos , na área Competitividade e Internacionalização.