Norte passa ter consultas transgénero

0
188
foto Santa Casa Misericórdia do Porto
- Publicidade -

Norte passa ter consultas transgénero com equipa médica multidisciplinar.

O Centro Hospitalar Universitário do Porto, que engloba o Hospital de Santo António, já tem disponível uma nova consulta transgénero, única na região norte do país, que integra um equipa médica multidisciplinar de dez especialidades.

A valência, que funciona no Hospital de Santo António, foi visitada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde e a pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, na quinta-feira, dia 27, que enalteceram mais um passo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a “inclusão e dignidade humana”.

“É uma iniciativa inserida na estratégia para a saúde das pessoas transgénero, que lançámos em 2019, e que materializa uma resposta necessária e especializada na região norte, há muito reivindicada pela sociedade civil”, disse Rosa Monteiro, governante com a pasta da Cidadania e da Igualdade.

A secretária de Estado considerou que esta nova consulta disponibilizada no norte do país pelo SNS insere-se na estratégia de “não deixar ninguém para trás”, valorizando a forma “integrada e complementar” como agora se desenvolve este serviço.

Já António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, valorizou o esforço dos profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Porto para implementar esta valência “num ano tão complicado devido à pandemia de covid-19”.

- Publicidade -