Novo Centro da União Europeia Europe Direct na Área Metropolitana do Porto

0
199
imagem DR
- Publicidade -

O concelho de Paredes acolhe o novo Centro da União Europeia (EU) Europe Direct Área Metropolitana do Porto. A nova geração da rede Europe Direct, uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional, entrou em funcionamento em toda a UE no dia 1 maio.
 
A cerimónia de inauguração do Centro Europe Europe Direct Área Metropolitana do Porto, em Paredes, está prevista para o próximo domingo, 9 de maio, Dia da Europa.
 
A Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), por via do Município de Paredes, é a entidade que gere o Centro de Contacto Europe Direct localizado na Alameda José Cabral 65-A, junto ao Centro de Emprego, em Paredes.
 
O centro de Paredes abrange os 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto numa área aproximada de 2.040 Km2 e com aproximadamente 1.700.000 habitantes.
O objetivo da União Europeia com a nova rede de centros Europe Direct em Portugal é estar mais perto dos cidadãos.
 
Refira-se que em Portugal, a nova rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, de Norte a Sul, do litoral ao interior, e incluindo as Regiões Autónomas. Estes centros fazem parte de uma rede constituída por cerca de 420 centros em toda a União Europeia.

Sobre os Centros Europe Direct:

O Centro de Contacto Europe Direct (CCED) é um serviço de informação centralizado a nível europeu, que dá informações por telefone ou por correio eletrónico sobre questões relacionadas com a União Europeia.

Os Centros EUROPE DIRECT são pontos de contacto locais. Dispõem de pessoal devidamente qualificado que informa e responde de maneira personalizada a perguntas sobre os mais variados assuntos europeus, tendo em conta o contexto local.

Asseguram também o contacto com os cidadãos através da organização de iniciativas em escolas, da participação em debates com políticos locais e regionais e da representação da Europa em feiras e outros certames. Estes centros registam mais de um milhão de consultas por ano, dando assim aos responsáveis políticos europeus a oportunidade de se inteirarem das necessidades e preocupações dos cidadãos.

Os Centros de Documentação Europeia promovem o ensino e a investigação sobre a integração europeia, pondo à disposição uma vasta gama de documentos sobre assuntos europeus, incentivando a comunidade académica a participar no debate sobre a Europa.

- Publicidade -