Novo parque regional a nascer

0
158

Primeiro a Área Protegida das Serras de Santa Justa e Pias, depois um hipotético Parque Regional do Douro Litoral. É este o caminho a seguir para as serras do grande porto, pelo menos no entender do município de Valongo e alguns concelhos vizinhos. A intenção da criação deste parque regional é veiculada pelo vice-presidente da câmara de Valongo, João Paulo Baltazar.

“Candeia que vai à frente alumia duas vezes”. Ditado popular utilizado por João Paulo Baltazar para descrever a acção da Câmara Municipal de Valongo no que diz respeito às duas serras em questão, em território valonguense. Acções que “se desenrolam há décadas”, conta o autarca, que também refere “não ser exclusivamente em infraestruturas mas também de cariz científico”.

Mas para crescer é preciso sair dos limites do concelho de Valongo. Mas dz João Paulo Baltazar que “já há interesse dos nossos vizinhos para fazer crescer este projecto”, referindo-se aos territórios pertencentes a Paredes, Gondomar e Penafiel. A classificação regional ainda está em fase embrionária. A local está mais para breve.

Ainda segundo João Paulo Baltazar, até ao fim do ano a classificação das serras de Santa Justa e de Pias como área protegida deve entrar na ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Valongo. Esta alteração terá reflexo prático com o impedimento de circulação de veículos motorizados nas zonas classificadas e também pela proibição de construções. O controlo da área passa inteiramente para a Câmara Municipal de Valongo.

Pedro Póvoas