Novos Laços recolheu quatro mil quilos de alimentos

0
120

A campanha de recolha de alimentos do projecto Novos Laços, no hipermercado Jumbo da Maia, superou as expectativas. A acção decorreu na passada quinta-feira, e ao contrário do que se esperava, por ser um dia de semana, os clientes daquela superfície aderiram de uma forma muito significativa.

Ao todo, o projecto que apoia mais de 500 famílias carenciadas do concelho, conseguiu recolher cerca de quatro mil quilos de alimentos. A campanha foi a única forma que o projecto social da Câmara Municipal da Maia encontrou para dar resposta ao cada vez maior número de pedidos de ajuda. “É a única solução para de alguma forma resolver os pedidos e poder atender os pedidos que nos chegam todos os dias, que são cada vez mais, infelizmente”, referiu a coordenadora do Novos Laços.

A prioridade da equipa que esteve envolvida nesta campanha foi sensibilizar as pessoas para oferecerem os alimentos que mais falta fazem ao projecto, como os enlatados, as conservas e o leite. O Novos Laços recebe a ajuda do Banco Alimentar e da União Europeia, sendo que o arroz, as massas e o açúcar são os produtos mais frequentes. E o que acontece é que nem sempre há alimentos que possam servir de acompanhamento às massas e ao arroz. “Se tivermos salsichas e o atum, pelo menos têm um acompanhamento. A ideia é conseguir os alimentos que menos nos dão e que sabemos, à partida, que todos os meses nos vão fazer falta”, explica a coordenadora.

Fernanda Alves

A equipa que esteve durante todo o dia a receber os alimentos, foi constituída apenas por quatro pessoas. É que as pessoas que se ofereceram para ajudar, não compareceram

(Notícia a desenvolver na edição de sexta-feira de Primeira Mão)