O Dia Nacional da Epilepsia comemora-se em andamento

0
190

Portugal esta sexta-feira, 11 de Março, o primeiro Dia Nacional da Epilepsia, a bordo do “Tour da Epilepsia”, um comboio informativo com exposições e onde decorrem debates, que vai estar no Porto, das 13h00 às 16h00, na estação de Campanha.

A epilepsia é uma doença que tem como ponto de partida uma perturbação do funcionamento do cérebro, devido a uma descarga anormal de alguns ou quase da totalidade das células cerebrais. Em Portugal existem 70 mil pessoas que sofrem dessa patologia, por essa razão a EPI, Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia e a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, decidiram comemorar o Dia Nacional da Epilepsia, com o objectivo de sensibilizar a população nacional, que “desconhece a doença e as suas crises e o que fazer durante as crises”, de acordo com Sófia Neves, responsável pela delegação da EPI em Lisboa.

O Dia Nacional da Epilepsia será comemorado a bordo de um comboio que vai percorrer as cidades de Lisboa, Coimbra e Porto e que vai contar com a presença de médicos, pessoas com epilepsia e familiares, que vão prestar informação sobre o que é a epilepsia e os vários tipos de crises epilépticas e como actuar em situações de crise. Sófia Neves salienta que “ há muita falta de informação e procedimentos errados da parte da população. Há muitas pessoas que acreditam que se deve colocar algo na boca de uma pessoa que está a ter uma convulsão, o que é errado”.

Maria Francisca Cabral