O Parque de Avioso reconhecido com um “Jardim ao Natural”

0
285

Parque_Avioso

O Parque de Avioso, na Maia, foi reconhecido como um Jardim ao Natural, pelas boas práticas de manutenção de espaços verdes aplicadas pela entidade gestora do espaço, a Câmara Municipal.

A Maia é o primeiro município a assinar o compromisso Jardim ao Natural, comprometendo-se a tratar, de forma sustentável, os cerca de 30 hectares que constituem o espaço, “contribuindo para o aumento da biodiversidade, reduzindo os custos com a manutenção e melhorando a qualidade de vida dos seus cidadãos, oferecendo-lhes um lugar em que a natureza é o elemento principal”, afirma a Lipor numa nota de imprensa.

O Jardim ao Natural é um projecto de sensibilização para a manutenção de espaços verdes de uma forma sustentável que, através do reconhecimento de locais e das boas práticas usadas na sua manutenção, pretende educar e levar o cidadão, dos oito municípios da Lipor, a tratar de forma sustentável do seu jardim e horta e sem recurso a produtos químicos de síntese.

No caso dos cidadãos, estes são convidados a assumir um compromisso com a natureza, assinando o Compromisso Jardim ao Natural. Em troca o cidadão recebe informação e apoio para uma manutenção sustentável do seu espaço verde.

Já foram assinadas mais de mil cartas de compromisso, mas a Lipor pretende chegar a mais pessoas queiram tratar ou já tratem do seu jardim de forma natural.