Obesidade infantil e alimentação saudável em debate na escola EB 1 da Maia

0
201

A escola EB1 da Maia (Sede) recebe, na sexta-feira, uma palestra que terá como tema “Comer Bem, Crescer Melhor”. É uma organização da associação de pais daquela escola que tem como objectivo “debater com os pais esta temática da alimentação”, referiu o vice-presidente da associação de pais, Henrique Carrola.

Por outro lado, a ideia é dar a conhecer aos pais e encarregados de educação o papel que cada um dos intervenientes tem no processo relativo à escolha das ementas, aprovação, escolha dos alimentos e respectiva confecção. Desde a Câmara Municipal da Maia, empresa que elabora e fornece as refeições (Gertal) e coordenação da escola.

O assunto já tinha sido proposto no final do último ano lectivo pelos representantes de turma que mensalmente reúnem com a associação de pais. Dada ser para muitas pessoas, um tema “importante” e “pertinente” ficou decidido que este seria um dos primeiros assuntos da debater, segundo Henrique Carrola.

Primeiro, porque nem todos conhecem o processo de elaboração das ementas, e segundo, porque numa altura em que se fala do problema da obesidade infantil, é cada vez mais importante falar em alimentação saudável. Nesta palestra pretende-se que o problema que afecta cada vez mais crianças seja abordado de uma forma “positiva”. “Queremos que, de alguma forma, as pessoas possam aprender alguma coisa com as pessoas que diariamente lidam com esta temática da nutrição”, sublinha o vice-presidente. Os pais terão ainda a oportunidade, no final da intervenção dos convidados, de colocar as suas questões e esclarecer dúvidas. O início da palestra está marcado para as 21h30 desta sexta-feira.

Serão intervenientes Helena Teixeira, da Autoridade de Saúde da Maia, que abordará o tema da Nutrição Infantil Saudável, Marta Sampaio, nutricionista ao serviço da Câmara Municipal da Maia, que falará sobre o processo que a alimentação nas cantinas das escolas EB1 estão sujeitas e a que critérios, regras e cuidados a que obedecem as ementas escolares. Paulo Almeida, inspector-geral da Gertal dará conta da responsabilidade que a empresa tem enquanto responsável pelo fornecimento e confecção da alimentação escolar. E a professora Ana Paula, na qualidade de coordenadora da escola EB 1 da Maia (Sede) que dará o seu testemunho sobre o papel da escola no que se refere ao fornecimento das refeições.

Para esta palestra, a associação de pais conta com o apoio do Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia, Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia da Maia, Centro de Saúde da Maia e Gertal.

Fernanda Alves