Obras arrancam na Casa do Pinheiro

0
206

“Está mesmo para breve” o arranque dos trabalhos no Centro Social da Casa do Pinheiro, em Milheirós. É a previsão da provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia (SCMM), Lurdes Maia.

O projecto que está prestes a arrancar pressupõe a criação de um lar de terceira idade, com 14 camas, mas também o alargamento da valência de centro de dia e  do apoio domiciliário. Acredita Lurdes Maia que, assim, a Santa Casa poderá dar resposta às freguesias de S. Pedro Fins e Folgosa:

[audio:LURDES_MILHEIROS.mp3]

Isso implica remodelar a Casa do Pinheiro, ainda que não alterando a fachada. A intervenção prevista implica trabalhos no interior, que “vai ser todo remodelado, todo alterado”, para permitir o funcionamento do centro de dia. A esta remodelação soma-se uma construção nova para a criação do lar de terceira idade, que terá ligação à Casa do Pinheiro. Para assegurar o funcionamento, o serão criados 14 postos de trabalho.

A obra foi adjudicada em Abril por, aproximadamente, 900 mil euros, com uma comparticipação de 40 por cento, no âmbito da candidatura ao programa PARES II – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Mas o valor “já foi ultrapassado”, salienta Lurdes Maia, admitindo que “vai ser um esforço muito grande”, tendo em conta que a diferença será suportada pela SCMM.

A obra tem um prazo de execução de dez meses.

Marta Costa