ON.2 lança concursos para Indústrias Criativas

0
159

Há 25 milhões de euros de financiamentos disponíveis para promover a criação de indústrias criativas. Esta é a dotação de um dos concursos recentemente lançados pelo ON.2 – O Novo Norte, o Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Somam-se outros 15 milhões de euros, na área da programação cultural.

Em ambos os casos, sublinha no site da Internet a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), o apoio visa concretizar as prioridades definidas na Agenda Regional das Indústrias Criativas, “valorizando este cluster de actividades, negócios e talentos ligados à cultura e à criatividade na Região Norte”.

Um dos concursos lançados pelo ON.2 prevê uma dotação de 25 milhões de euros para apoiar infra-estruturas físicas. As candidaturas devem incidir sobre “operações de construção, ampliação, requalificação e / ou equipamento de espaços de desenvolvimento criativo”. Desde que os promotores “assegurem a convergência entre subsectores criativos” como a Publicidade, Arquitectura, Artes Visuais e Antiguidades, Artesanato e Joalharia, Design, Design de Moda, Cinema, Vídeo e Audiovisual, Software Educacional e de Entretenimento, Música, Artes Performativas, Edição, Software e Serviços de Informática e Televisão e Rádio.

Os outros 15 milhões de euros de financiamento previsto no ON.2 – O Novo Norte vão beneficiar projectos que se enquadrem na temática “Grandes Eventos”, a promover na Região Norte, “susceptíveis de contribuir para a valorização da criatividade com vista à promoção, consolidação e internacionalização de um cluster de indústrias criativas”. Desde a organização de festivais, espectáculos e exposições a outras iniciativas consideradas de fruição pública”.

Nos dois casos, as candidaturas devem ser formalizadas até às 17h00 do dia 30 de Julho.

Marta Costa