Operação da Cáritas também beneficia famílias da Maia

0
125

A Cáritas Portuguesa está a desenvolver a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, até final do ano.
Esta campanha consiste na venda de uma vela de Natal aromatizada em forma de estrela, no valor de 2 euros.

Este ano, a vela tem design renovado e produção nacional, estando disponível nas lojas Pingo Doce, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes.

Pode ainda ser comprada por empresas ou outras organizações para oferta de Natal.

A campanha tem objetivos solidários e de sensibilização humanitária, como explica Daniela Guimarães, da Cáritas da diocese do Porto: “o gesto simbólico de acender uma vela na noite de Natal pretende apelar a um gesto de paz, de recuperarmos os valores da família, da amizade e da justiça social”.

A vertente solidária desta causa será a partilha do lucro da venda da vela em forma de estrela para apoiar causas locais e nacionais e ainda uma causa internacional. 65% do valor da venda irá para as causas apoiadas no país pela Cáritas enquanto os restantes 35% revertem para as vítimas do ciclone Idai em Moçambique.

A Cáritas procura ao longo de todo o ano trabalhar em proximidade com as paróquias para fazer chegar os donativos de bens que consegue angariar de forma mais rápida às famílias.

Daniela Guimarães aponta que, “na Maia, existe um trabalho de grande proximidade com o Conselho de Zona da Sociedade S. Vicente de Paulo, que, através das suas Conferências Vicentinas, se encarrega de fazer chegar às famílias os géneros alimentares e peças têxteis que a Cáritas distribui”.