“Os Atrasados” promovem angariação de dadores

0
155

Descoberto o dador de medula óssea compatível para Carmen Pinheiro, as campanhas para angariar mais potenciais dadores não param, tendo como lema “Bora lá por todos!”. Num cartaz com a foto da menina de Santa Maria de Avioso ao centro, surgem nomes como o do Afonso, da Teresa, do Matias e da Marta. E são apenas uma amostra dos que ainda procuram dador compatível.

Para os ajudar a encontrar, estão já agendadas outras colheitas, inclusive na Maia. Na sequência de um apelo lançado em Dezembro por Carlos Gonçalves – responsável pela organização de algumas campanhas de angariação de dadores – à margem do desfile de Pais Natal na iniciativa “Sorria… O Natal está na Maia!”, o Grupo Motard “Os Atrasados” disponibilizou-se para reunir os requisitos necessários para promover uma colheita. Porque, “quando toca a crianças e a idosos estamos sempre dispostos a colaborar”, sublinha o presidente, Alberto Brilhante.

Olhando ao número mínimo de 50 inscritos para promover as colheitas, o grupo encetou os contactos e já garantiu a presença de cerca de 50 pessoas. Por isso, a colheita foi marcada para o dia 6 de Março, entre as 10h00 e as 16h00, na sala de formação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, considerado “o sítio com as melhores condições para aquela data”, entre os locais equacionados pel’ “Os Atrasados”. Carlos Gonçalves e o grupo motard ainda ponderaram a realização da colheita nos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, mas a hipótese foi descartada por já terem sido realizadas acções na freguesia, assim como nas imediações.

É aos Bombeiros Voluntários de Pedrouços que outros interessados em ajudar se podem dirigir no dia 6, onde vão estar técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Norte. Para serem muitos os potenciais dadores, Alberto Brilhante alerta que “não tenham medo”, porque “é só dar uma amostra de sangue” para “ajudar as crianças e todas as pessoas que necessitem do nosso apoio”.

Ainda na Maia, e já este mês, haverá outra colheita. O palco será o Salão Paroquial de Águas Santas, no dia 21, a decorrer entre as 10h00 e as 16h00.

Outras colheitas

17 de Fevereiro – Estádio do Dragão – 17h00-22h00

20 de Fevereiro – Escola EB 2,3 de Baguim do Monte – 9h00-12h30

20 de Fevereiro – Salão Paroquial da Senhora da Hora – 15h00-19h00

21 de Fevereiro – Centro Social e Paroquial de Terroso (Póvoa de Varzim) – 10h00-16h00

Marta Costa