Os “olímpicos” dos Bombeiros passam pela Maia

0
255
- Publicidade -

Os Bombeiros da Maia já treinam para o grande desafio do ‘Survival Firefighter Challenge’, que se realizará nos dias 28 e 29 de abril, na Maia (Torre Lidador) e em Valadares.

A organização da prova em Portugal será em parceria entre as duas corporações, de Moreira da Maia e de Valadares, contando com os apoios da Escola Nacional de Bombeiros e da Câmara Municipal da Maia.

O desafio consistirá em duas etapas realizadas em equipas. Cada equipa será constituída por quatro bombeiros.
Uma etapa será a prova técnica a decorrer nos Bombeiros de Valadares e a segunda etapa será a prova de resistência, com a subida à Torre Lidador, na Maia.

As inscrições já fecharam e os cerca de 80 bombeiros já treinam arduamente. Os bombeiros de Moreira já realizaram até um ensaio, este mês, na Torre Lidador.

Prova técnica simula incêndio em estruturas

A prova técnica inclui um percurso de obstáculos específico de intervenção em incêndios estruturais, sendo o principal objetivo da equipa concluir todos os obstáculos e realizar um resgate com sucesso de uma vítima.

Um dos principais objetivos da prova compreende a capacidade das equipas garantirem uma correta gestão do ar à medida que vão ultrapassando os 10 obstáculos do circuito.

Prova de resistência é a subida à torre Lidador

A prova de resistência propõe a subida à Torre Lidador, na Maia, com uma vítima (boneco de 60kg) em plano duro.

A Torre Lidador é um dos marcos do concelho da Maia, apresenta-se como um desafio de superação em equipa com os seus 422 degraus (19 andares).
O tempo de paragem entre etapas é apenas de 5minutos. As equipas ao concluírem o circuito ‘survival’ terão apenas 5 minutos para avançarem para a subida à torre.

Na subida da torre o menor tempo será considerado o vencedor.
Por motivos logísticos a decisão de realização da prova com ar conectado ou não, será tomada pela organização no dia 2 de Abril. Todos os bombeiros inscritos serão informados na mesma data.

- Publicidade -