Padrão de Moreira vai ter rotunda para aumentar a fluidez na Nacional 13

0
413

A Câmara da Maia vai construir uma nova rotunda no cruzamento de Padrão de Moreira, com o propósito de dar solução ao trânsito caótico (em boa parte causado pela existência de portagens na A41), que se verifica neste ponto da EN 13.

A medida será complementada com a retirada de semáforos e imposição de viragem à direita.

A situação é mais preocupante nas horas de ponta, exasperando os automobilistas e também os moradores. Estes últimos apontam ainda a falta de segurança no atravessamento da via e o elevado ruído causado pelos automóveis.

Do estudo técnico elaborado pela autarquia, concluiu-se que a construção de uma nova rotunda, a norte daquele cruzamento, contribuiria para aumentar a fluidez do tráfego automóvel, desde que acompanhada com a proibição de atravessamentos da EN13 pelo trânsito que conflui àquela via quer pela Alameda do Padre Alcindo Azevedo Barbosa (a poente) e quer pela EN 107 (a nascente).

Lançado o concurso e adjudicada a empreitada, a obra está prestes a começar, o que poderá acontecer ainda este mês, projetando-se que, tudo correndo sem imprevistos, esteja pronta em 2021.

Além da nova rotunda, que criará também novos acessos à Urbanização de Mestre Clara e da Quinta do Mosteiro, a intervenção compreenderá igualmente a construção de passeios, a colocação de iluminação LED, a drenagem de águas pluviais, criação de muros de contenção e repavimentação da estrada.