Padre Domingos Jorge celebra bodas de ouro sacerdotais

0
428
Padre Domingos Jorge

No próximo domingo, dia 19 de julho, às 10h30, na Igreja Nossa Senhora da Maia, realizar-se-á uma homenagem ao Padre Domingos Jorge, pároco da Maia.

A homenagem insere-se no âmbito das suas bodas de ouro sacerdotais, a que se seguirá uma missa solene. O Pe Domingos Jorge é pároco da Maia há perto de 31 anos.

O P. Domingos Jorge, nasceu a 16 de Julho de 1944 na freguesia de S. Mamede de Cabreiros, concelho de Arouca.

É o quarto, dos seis filhos do casal José Duarte do Aido e Olinda Jorge da Piedade. Viveu a infância no seio de uma família cristã, por tradição e por fé.

Fez os seus estudos nos Seminários da Diocese do Porto, sendo ordenado Presbítero, no dia 12 de Julho de 1970, na Sé Catedral do Porto, pelo Bispo D. António, de quem foi particular amigo e admirador, tendo celebrado a Missa Nova em 16 de Julho de 1970, na sua Terra natal.

Foi Professor, e alguns anos Ecónomo e Diretor, no Seminário do Bom Pastor, durante vinte anos, exercendo outros cargos, tais como: Assistente Pastoral de casais e jovens; do CNE (Agrupamento de Escuteiros de Alfena) e prestando apoio assíduo a vários Párocos.

No dia 28 de Outubro de 1989 foi nomeado, por D. Júlio, Administrador Apostólico da Paróquia da Maia, continuando como Docente e Ecónomo no Seminário do Bom Pastor.

Devoto de Nossa Senhora desde jovem, dedicou-lhe as Igrejas e Capelas nas Paróquias por onde passou: Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Maia.

Promoveu o Restauro total da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, hoje proclamado Santuário, a seu pedido.

No ano 2000 frequentou a Universidade Católica, Porto.

Em 28 de Outubro de 2003 defendeu a tese de Licenciatura em Teologia Dogmática subordinada ao tema: Morrer em Cristo. Foi classificado com Distinção. Foi um dos arguentes o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Em 2009 foi convidado ao Doutoramento pela Universidade Católica.