Panda no encerramento do ano lectivo (áudio)

0
155

O Panda foi a estrela da festa de encerramento do ano lectivo do passado sábado, no Estádio Municipal Professor Doutor José Vieira de Carvalho. Enquanto não chegava o personagem que conhecem bem do canal televisivo com o mesmo nome, ensaiavam as coreografias que iam depois dançar já na presença do Panda, aproveitando esta vinda à Maia para filmar um programa.

O verde do relvado deu lugar ao vermelho e azul das cores da Maia. Eram as cores das t-shirts que envergavam os cerca de três mil alunos ali reunidos. Os dos jardins-de-infância de vermelho e os alunos do primeiro ciclo azul escuro. De verde estavam auxiliares e professoras, bem como os funcionários da Câmara Municipal da Maia que davam apoio à iniciativa. Por lá passaram também o presidente e o vereador do pelouro da Educação da autarquia, respectivamente, Bragança Fernandes e Nogueira dos Santos.

Nogueira dos Santos destacou o facto dos alunos do concelho poderem confraternizar e conhecerem-se, mas “fundamentalmente, mostrarem o trabalho que os professores têm durante todo o ano com eles nas actividades que fazem”. E mostrarem-no aos pais que também marcaram presença em grande número nesta festa de encerramento do ano lectivo, quase enchendo as bancadas do estádio municipal.

[audio:FIM_ANO_NOG.mp3]

Foi um motivo de orgulho para Nogueira dos Santos, recordando o vereador que “havia poucas associações de pais” quando assumiu o pelouro. Agora, “todas as escolas têm associações de pais, todas as escolas têm os pais a participar nas actividades e deixaram de ser fiscalizadores para ajudarem a escola a crescer”.

Embora especialmente direccionada a finalistas dos jardins-de-infância e do primeiro ciclo do ensino básico, a festa abriu-se também a crianças de outros anos de escolaridade. E todos parecem ter ficado entusiasmados com a presença do Panda, que veio à Maia “graciosamente”, sublinhou Bragança Fernandes, “para alegrar estes meninos” num momento em que “a crise passa um pouco ao lado”, referiu o presidente da câmara.

Mas este não foi o único entretenimento. No relvado do estádio estavam ainda insufláveis onde os mais pequenos puderam brincar. Passaram ainda por diversos jogos e actividades lúdicas, sem esquecer o concerto de flautas a cargo dos alunos do primeiro ciclo.

Marta Costa