Parque dos Amores e Parque dos Maninhos oferecidos ao usufruto da população

0
455
- Publicidade -

O Parque Urbano dos Amores, na freguesia de Pedrouços, foi ampliado e requalificado. Esta zona de lazer vê a sua área aumentada para 1,91 hectares, bem como os passadiços renovados, numa intervenção que orçou mais de 55 mil euros.

Este é mais um espaço de lazer, dotado de parque infantil, pensado para garantir sempre mais e melhor qualidade de vida aos maiatos. Esta intervenção de requalificação foi agora concluída, tendo sido inaugurada no passado dia 2.

O Parque Urbano dos Amores desenvolve-se numa extensa área verde, integrando uma vasta rede de caminhos que faz a interligação com a malha urbana, além de áreas para a prática desportiva, parque infantil, zonas pedonais e uma ponte de madeira ecológica.

O parque de proximidade foi criado em 2009 pela Câmara Municipal da Maia para proporcionar uma nova zona de lazer para o concelho, permitindo ainda requalificar as margens de Ribeira dos Amores, trazendo nova vida para uma vasta área até então desqualificada.

A nova zona de expansão, junto ao espaço existente, traz novos 2.000 metros quadrados a este equipamento e amplia a rede de percursos do parque.

O Parque dos Amores possui uma área informal para a prática de desporto com duas balizas, um parque infantil, uma rede de caminhos que faz a interligação do parque com a malha urbana, nomeadamente a Rua da Cooperação, Rua Rodrigues de Freitas, Rua António Carneiro Azevedo e Polidesportivo e Complexo Municipal de Teibas.

Tem ainda uma ampla zona pedonal, uma ponte de madeira ecológica, recuperação e requalificação das margens e da Ribeira dos Amores.

A Ribeira dos Amores, que na Maia é conhecida como Ribeiro do Boi Morto, foi o grande elemento gerador de interesse do espaço definindo o tipo de vegetação e a localização dos percursos pedonais.

No lado sul do Parque está colocado um equipamento infantil, numa zona de anfiteatro natural existente e que foi prolongado criando uma zona protegida que possibilita um acompanhamento por parte dos pais.

“O Parque dos Amores ganha uma nova vida, com esta importante intervenção que a Câmara Municipal realizou, melhorando substancialmente a capacidade para proporcionar a fruição do espaço verde para recreio e lazer”, explicou ao Primeira Mão António Silva Tiago, vice presidente da Câmara da Maia.

O autarca está convicto de que “estes melhoramentos vão beneficiar as famílias e serão, estou inteiramente certo, motivo de alegria e gratificação para todos, mas principalmente para crianças e pessoas mais velhas”.

Parque dos Maninhos com escorregas tubulares

Já no sábado seguinte, a 9 de setembro, os responsáveis da autarquia maiata inauguraram a segunda fase do Parque dos Maninhos, na Freguesia Cidade da Maia.

Nesta segunda fase foi intervencionada uma área de 2470 m2, ficando o parque com uma área total de 11050 m2. Esta intervenção, cujo valor ultrapassou os 170 mil euros, veio unir as margens da Ribeira dos Mogos dotando o espaço de uma travessia segura e ajardinando os terrenos envolventes ao Centro Escolar Vermoim-Gueifães.

A intervenção contemplou também a beneficiação os percursos da primeira fase, bem como a inclusão de dois equipamentos inovadores, escorregas tubulares, conferindo ao espaço uma imagem única e diferenciadora de outros locais lúdicos, existentes no concelho e na Área Metropolitana do Porto.

De referir que estes equipamentos são um “produto nacional”, construídos com materiais de primeira qualidade e foram idealizados, exclusivamente, para este local.

“A intervenção aqui no parque dos Maninhos, em plena freguesia da Cidade da Maia, vem valorizar imenso esta área verde que as pessoas utilizam muito intensamente. Com alguma frequência, venho dar por aqui uma passeata a pé e tomar um café, e constato que a utilização do relvado e desta belíssima área ao ar livre faz as delícias das famílias, particularmente das crianças e jovens, mas também dos mais velhos”, afirmou António Silva Tiago.

O vice presidente admitiu que procura acompanhar este tipo de intervenções “muito de perto, sendo sem dúvida de entre as várias obras que a Câmara Municipal da Maia concretiza, das que mais me faz sentir realizado, por ver como isso contribui para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas”.

- Publicidade -