Pequeno Grande Almoço na EB1 Cidade Jardim

0
141

A EB1 Cidade Jardim, na Maia, recebeu um pequeno-almoço especial na passada sexta-feira. Pais e filhos tomaram a primeira refeição do dia no refeitório desta escola primária maiata. A iniciativa chamava-se “Pequeno Grande Almoço” e foi promovida pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal da Maia, com a colaboração de nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.

Veja o vídeo:

 

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, que costuma ser muito esquecida pela maioria da população. A responsável pela EB1 Cidade Jardim, Palmira Moura, considera ser importante aprender desde tenra idade a tomar o pequeno-almoço de forma correcta. Nas palavras da docente, pais e filhos tomam o pequeno-almoço “a correr e nem sempre se escolhem as melhores soluções”. Acrescenta ainda que “o rendimento não tem nada a ver” quando a primeira refeição do dia é esquecida e isso “reflecte-se na prestação das pessoas nos empregos ou nas aulas”.

Para melhorar o rendimento e promover o contacto familiar, pais e filhos tomaram o pequeno-almoço na EB1 Cidade Jardim naquele que também era o Dia da Família. Este ano, com uma manhã mais saudável. O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, associou-se à iniciativa e deu o exemplo. Depois de tomar o pequeno-almoço, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos nutricionistas. O responsável máximo pela Câmara da Maia considera que “a nutricionista tem feito um trabalho brilhante nas sessões de alimentação da parte escolar”. Bragança Fernandes não esquece a vertente familiar da primeira refeição do dia promovida pela EB1 Cidade Jardim. Ao todo, foram 50 pais que passaram pela escola primária maiata e foram sensibilizados para a importância de um pequeno-almoço tomado de forma correcta.

Depois do pequeno-almoço, tempo para os mais pequenos aprenderem o que é preciso para viver até mais tarde. Nas salas de aula, aprendia-se a importância dos nutricionistas. Quando a professora perguntava aos mais novos o que era um nutricionista, estes não se deixaram intimidar pela presença da comunicação social. A resposta não tardou: “o nutricionista é ‘uma espécie de médico’ que ajudava as pessoas a comer correctamente”, responderam os mais pequenos. Na aula foi também abordada a importância do exercício físico para permitir uma vida mais saudável e longa. Com energias redobradas, a sexta-feira passada foi um dia da família com um pequeno grande almoço na EB1 e Jardim-de-infância Cidade Jardim.