Pequenos Cantores da Maia na abertura das comemorações do Centenário da República

0
114

 

O Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia foi honrado com um convite para participar no programa de abertura das comemorações do Centenário da República.

As comemorações oficiais iniciaram-se no passado domingo, 31 de Janeiro, na cidade do Porto, com um vasto conjunto de eventos, realizados ao longo de todo o dia e que contaram com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro.

Os Pequenos Cantores tiveram a seu cargo, a enorme responsabilidade, de interpretar o Hino Nacional, “A portuguesa”, cuja música foi composta por Alfred Keil, com poema de Henrique Lopes de Mendonça.

A participação dos pequenos artistas maiatos aconteceu após uma intervenção do Presidente da Comissão Nacional para as comemorações, Artur Santos Silva, num programa transmitido em directo, pelo Canal 1 da RTP, pela RTP Internacional e por outros canais da televisão pública, a partir da Praça Carlos Alberto, no Porto.

A PRIMEIRA MÃO, um militar de alta patente que presenciou a interpretação do Hino Nacional pelo Coral Infantil Municipal da Maia, afiançou que a postura solene, a afinação e a atitude de respeito, conferiu àquele momento uma dignidade exemplar, finalizando o seu comentário com uma frase expressiva: “orgulho-me das nossas crianças e da lição que acabaram de nos dar aqui”.

Bragança Fernandes, presidente da Câmara e Patrono dos Pequenos Cantores da Maia, imediatamente após a actuação do Coral, telefonou ao Maestro Victor Dias, para o felicitar pelo excelente momento patriótico que catapultou a Maia para o interior das comemorações, solicitando-lhe que transmitisse às crianças e jovens artistas, um afectuoso abraço de reconhecimento, pelo serviço cultural prestado à Maia.