Piquenique assinala Férias Desportivas Seniores

0
238

O Parque de Avioso recebeu, na passada terça-feira, um piquenique convívio, que se insere na 12ª edição das Férias Desportivas Seniores, organizadas pela Câmara Municipal da Maia, e em que se pretende “conciliar uma prática lúdico-desportiva, durante uma semana para cada grupo, e com o devido enquadramento técnico, é desenvolvido um conjunto de acções de sensibilização desportiva adequadas à idade, aptidão física e limitações clínicas dos intervenientes”.

Este piquenique serviu para comemorar o final do 1º turno da iniciativa, que decorreu entre 1 e 7 de Julho, e em que os idosos das freguesias de Barca, Gemunde, Maia, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso puderam ir à praia da Memória em Matosinhos, todos os dias dessa semana, entre as 8h30 e as 13h00.

O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, que esteve a “petiscar” com os participantes do piquenique, juntamente com presidente da Assembleia Municipal da Maia, Luciano da Silva Gomes, mostrou-se satisfeito com a adesão dos idosos a esta iniciativa: “Estou satisfeito, porque a terceira idade é muito importante. Tudo o que os mais novos sabem, a eles o devem. E nós temos que fazer o que pudermos por eles, porque eles precisam. E assim é também uma forma de eles conviverem, lembrarem outros tempos, há aqui pessoas que já não se viam há anos. É uma forma de os unir, conviverem e passarem aqui um dia feliz”. Em vésperas de apresentar a recandidatura à presidência da autarquia maiata, Bragança Fernandes afirmou que este convívio “nada tem a ver com eleições”, pois “já realizamos esta iniciativa desde que sou presidente da câmara, portanto há seis anos” e “que este é um momento para estar próximo das pessoas, comer um bolinho de bacalhau e conviver com eles, que bem precisam”.

O autarca realçou ainda o espírito da iniciativa. “Este evento faz-se todos os anos, levamos ao mais idosos à praia durante oito dias, em vários turnos. No final de cada turno, fazemos um piquenique aqui no parque de Avioso, eu venho cá com o senhor presidente da Assembleia Municipal, e provamos um bolinho de cada. Isto é tudo comida caseira, comida boa, comida que sabe bem”. Bragança Fernandes afirmou também que esta é uma maneira da dar a conhecer o parque: “Há muitas pessoas que não conheciam o parque de Avioso, como está bom tempo, é também uma maneira de eles passarem aqui a tarde e conhecerem melhor”, finalizou o presidente da Câmara.

Os participantes deste piquenique estavam contentes com a oportunidade que lhes foi dada. Maria de Lurdes era exemplo disso. “Já venho há quatro anos, gosto muito deste convívio e de estar aqui com os meus colegas. Se não houvesse esta iniciativa eu não tinha possibilidade de ir à praia, ficava em casa sem fazer nada como a coruja”. Celeste Braga partilha da mesma opinião: “Gosto muito de estar cá, é bonito, e é uma oportunidade de estarmos todos juntos. Se não houvesse isto, eu só tinha hipótese de ir à praia com os meus filhos, e se calhar nem ia. Também é uma oportunidade de sair de casa e estar aqui a conviver com as pessoas”.

Nestas Férias Desportivas Seniores participam cerca de 500 idosos, oriundo das 17 freguesias do concelho da Maia.