Maiambiente retoma os serviços de forma gradual. Ontem começou a abertura dos serviços presenciais no atendimento. O serviço do modelo de recolha porta-a-porta para resíduos separados recomeça a 1 de junho.
De forma a dar resposta à retoma progressiva à normalidade, a Maiambiente preparou um Plano de Desconfinamento dos serviços de recolha de resíduos e limpeza pública, alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Câmara Municipal da Maia, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19.
A retoma dos serviços prevê-se gradual. Ontem, dia 18 de maio, reabriu, ao público, o atendimento presencial entre as 9h00 e as 12h00 e entre as 13h30 e as 17h30, nos dias úteis.
Mas apenas pode entrar uma pessoa de cada vez e o uso de máscara é obrigatório.
O reforço da capacidade de atendimento telefónico irá manter-se através da linha 800 20 26 39.
Foi, ainda, reativado o serviço de recolha, a pedido, de objetos volumosos, resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos de jardim que esteve suspenso durante o período de vigência do Plano de Contingência.
A 1 de junho, prevê-se o regresso ao modelo de recolha porta-a-porta, nos dias previstos no calendário de recolha de resíduos 2020, nos fluxos: indiferenciado, papel/cartão, embalagens, vidro e orgânicos.
Na limpeza pública será mantido o reforço dos serviços de higienização de contentores no espaço público, designadamente, papeleiras, ecopontos e contentores semienterrados e de desinfeção de espaços públicos e mobiliário urbano. Os serviços de varredura manual irão regressar ao modelo anterior ao Plano de Contingência.
Consoante a evolução da situação e as recomendações da Direção-Geral da Saúde, o Plano pode sofrer ajustes.
Plano está disponível para consulta em www.maiambiente.pt